A QUEBRA DE UM PARADIGMA

Após Descartes o conhecimento sofreu uma fragmentação em áreas, possibilitando a divisão do conhecimento em disciplinas para uma melhor compreensão do mundo. O interessante que este mesmo método, que procurava da melhor maneira possível, transformar todo o conhecimento num grande relógio desmontado e que das partes se entendessem “o todo”, gerou um problema a ser resolvido. Tornamos e preparamos especialistas, mas não conseguimos juntar estas partes fragmentadas, produzindo um conhecimento desconectado e sem finalidades. O método cartesiano de construção do conhecimento é viável, quando a partir daí uma visão holística é instalada e engendrada no processo educacional. Percebemos que o vestibular tem mudado bastante nos últimos anos, quando se trata de conteúdos, esses agora são interligados, resgatando a visão do todo. A interdisciplinaridade no vestibular busca uma visão holística sobre temas importantes e atuais. Percebendo a necessidade de mudanças devido à nova conjuntura dos vestibulares e ENEM, realizamos este projeto visando uma melhor interconectvidade entre as disciplinas Biologia, Física e Química em grandes aulas temáticas abordando os conteúdos trabalhados em sala por cada disciplina.

domingo, 25 de maio de 2008

AULA DE GENÉTICA


O experimento acima demonstra o cruzamento de sementes de ervilhas de cheiro com textura lisa e e rugosa, sendo ambas homozigotas, tendo como resultado na F1= 100% sementes lisas, porém heterozigotas, logo cruzamos os heterozigotos (descendentes da F1) e obtemos a F2= 75% sementes lisas e 25% sementes rugosas, ou seja, proporção fenotípica= 3:1. O entendimento dos conceitos de genética é de grande importância para conectar com os conceitos básicos da genética molecular, que é bastante cobrado nas provas da UFBA. Baixem esta aula de genética clássica mendeliana e outros conceitos básicos:


Nenhum comentário: