A QUEBRA DE UM PARADIGMA

Após Descartes o conhecimento sofreu uma fragmentação em áreas, possibilitando a divisão do conhecimento em disciplinas para uma melhor compreensão do mundo. O interessante que este mesmo método, que procurava da melhor maneira possível, transformar todo o conhecimento num grande relógio desmontado e que das partes se entendessem “o todo”, gerou um problema a ser resolvido. Tornamos e preparamos especialistas, mas não conseguimos juntar estas partes fragmentadas, produzindo um conhecimento desconectado e sem finalidades. O método cartesiano de construção do conhecimento é viável, quando a partir daí uma visão holística é instalada e engendrada no processo educacional. Percebemos que o vestibular tem mudado bastante nos últimos anos, quando se trata de conteúdos, esses agora são interligados, resgatando a visão do todo. A interdisciplinaridade no vestibular busca uma visão holística sobre temas importantes e atuais. Percebendo a necessidade de mudanças devido à nova conjuntura dos vestibulares e ENEM, realizamos este projeto visando uma melhor interconectvidade entre as disciplinas Biologia, Física e Química em grandes aulas temáticas abordando os conteúdos trabalhados em sala por cada disciplina.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

AULA DE VÍRUS


A figura acima mostra vírus do HIV atacando o linfócito "T" auxiliar. Os vírus são seres acelulares parasitas intracelulares obrigatórios, para alguns pesquisadores é uma estrutura supra-molecular, pois não apresenta metabolismo e não participa dos conceitos que define vida, porém outros pesquisadores afirmam que os vírus apresentam DNA ou RNA, logo é vida. Na verdade são controvérsias. Baixem esta aula de vírus e tenha as principais informações.

Nenhum comentário: